Arautos do Evangelho.

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema "A Criação Geme em Dores de parto"

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Jesus no deserto



Jesus no deserto



Neste primeiro domingo da Quaresma o deserto nos é apresentado como o lugar da tentação, da provação e da intimidade com Deus. É o início da nossa peregrinação para a Páscoa.

O Evangelho coloca em primeiro plano a fé que enfrenta o projeto diabólico da construção de uma humanidade sem os valores do Reino de Deus. Jesus se faz o guia de um povo novo que somente a Deus adora. Como exercício quaresmal a Campanha da Fraternidade abre nossos olhos para uma economia solidária, como alternativa da busca do lucro pelo lucro. A vida para todos vem em primeiro lugar. Só assim podemos vencer a tentação do consumismo, do ídolo do dinheiro e do lucro.


O Espírito encontra-se com Jesus no deserto. É o mesmo Espírito que acompanha o povo de Deus na sua caminhada para a Páscoa, ensinando-o a escutar a Palavra e a destruir os ídolos.


O tentador desafia a Jesus: “se tu és o Filho de Deus...” Pelas suas atitudes, Jesus vive a sua filiação divina, buscando a vontade do Pai. Assim, o tempo do deserto e o jejum prolongado, longe de enfraquecer Jesus, revelam a disponibilidade de Jesus diante do Pai. Ele será o portador da Palavra que salva. Uma palavra que não pode ser desperdiçada falando às pedras e transformando-as magicamente em pães para Ele mesmo.


Jesus é Senhor, mas não se deixa vencer pela vaidade, pela sedução do poder. Ele é senhor de uma humanidade nova capaz de servir por amor. De fato, Ele revela a face misericordiosa do Pai que cuida de todos os seus filhos e filhas.

Com Jesus aprendemos a direcionar toda a nossa existência pela Palavra de Deus. Quem se deixa guiar pela Palavra vence as tentações.


Nada, portanto, pode substituir a Deus. “Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás” (Dt6,13).


Dom Joviano de Lima Júnior,sss
Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto


Fonte:Arquidiocese de Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário